CATEGORIAS
Fale conosco! | 49 9 8842-2901

Condomínio Menos Lixo

Condomínio Menos Lixo

O serviço irá diagnosticar a situação atual do condomínio em relação a conscientização ambiental, separação, quantidade gerada, armazenamento, comunicação interna e destinação dos resíduos; posterior a isso, propor soluções adequadas para o gerenciamento destes resíduos, por meio de capacitações, estrutura adequada, comunicação assertiva e coleta dos resíduos recicláveis (secos), compostáveis (orgânicos), vidros, pilhas, baterias, lâmpadas, eletroeletrônicos, óleo de cozinha e volumosos.

A LESS WASTE OFERECE AO SEU CONDOMÍNIO

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 1º Passo: Diagnóstico da situação atual

1º Passo:
Diagnóstico da situação atual

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 2º Passo: Plano de ação

2º Passo:
Plano de ação

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 3º Passo: Proposição de soluções

3º Passo:
Proposição de soluções

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 4º Passo: Acompanhamento de logística

4º Passo:
Acompanhamento de logística

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 5º Passo: Instalação do residuário projetado para o seu condomínio

5º Passo:
Instalação do residuário projetado
para o seu condomínio

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 6º Passo: Recompensas pelas ações sustentáveis

6º Passo:
Recompensas pelas
ações sustentáveis

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 7º Passo: Educação ambiental continuada e capacitação para colaboradores e condôminos

7º Passo:
Educação ambiental continuada e capacitação para colaboradores e condôminos

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 8º Passo: A compostagem poderá ser realizada no próprio condomínio e resultar em horta

8º Passo:
A compostagem poderá ser realizada no próprio condomínio e
resultar em horta

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 9º Passo: Divulgação de resultados e informações sobre coleta, quantidade, tipos de resíduos e destino

9º Passo:
Divulgação de resultados e informações sobre coleta, quantidade, tipos de resíduos e destino

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 10º Passo: Selo de Qualidade Less Waste, fornecido 12 meses após a implantação do projeto

10º Passo:
Selo de Qualidade Less Waste,
fornecido 12 meses após a implantação do projeto

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 11º Passo: Serviço de coleta de resíduos recicláveis (secos), compostáveis (orgânicos), pilhas e baterias, lâmpadas, eletroeletrônicos,...

11º Passo:
Serviço de coleta de resíduos recicláveis (secos), compostáveis (orgânicos), pilhas e baterias, lâmpadas, eletroeletrônicos, óleo de cozinha usado e volumosos serão coletados pela Less Waste e parceiros

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 12º Passo: Certificação Condominio Lixo Zero, fornecida pelo Instituto Lixo Zero Brasil Obs. A certificação não está inclusa no valor do...

12º Passo:
Certificação Condominio Lixo Zero, fornecida pelo Instituto Lixo Zero Brasil
Obs. A certificação não está inclusa no valor do Serviço Prestado pela Less Waste, contudo, todas os documentos necessários para que este seja certificado, será encaminhado pela Less Waste ao Instituto Lixo zero Brasil

JUSTIFICATIVA

Estados, municípios, grandes geradores de resíduos (ex. condomínios), e a população de modo geral, deverão se adequar às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e os condomínios podem desempenhar um papel muito importante nesta transformação. A concentração de pessoas nos condomínios favorece a busca por soluções independentes, capazes de aliviar os sistemas públicos e gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos não só para os moradores, mas para toda a sociedade.
O processo de urbanização e verticalização das cidades vem aumentando constantemente, e com ele a quantidade de resíduos sólidos gerados pela população. Os condomínios residenciais e comerciais, ilustram perfeitamente este cenário, uma vez que, maiores são os edifícios e menores são as áreas para o armazenamento do resíduo gerado.
Os resíduos misturados e desorganizados podem se tornar um problema, não apenas sob a ótica organizacional, mas de atendimento a legislação que confere responsabilidades mínimas neste gerenciamento, assim como no tocante a convivência de moradores, os quais buscam um ambiente higiênico, sadio e organizado para todos.

As ações realizadas nos condomínios menos lixo estão focadas nos 5R’s da sustentabilidade, introduzindo a cultura do Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Alguns problemas encontrados.
Neste cenário é possível relatar sinais bastante evidentes, mas que muitas vezes passam despercebidos por construtoras, administradoras, síndicos e gestores de modo geral, trazendo à tona a necessidade de melhorias no processo, a saber:

  • Má apresentação da sua morada e ambiente de trabalho e falta de valorização

É notório a quantidade de condomínios com o local de armazenamento desorganizado, sujo e muitas vezes sem qualquer condição de manejo por parte dos moradores. Muitas vezes, isso tudo está relacionado à uma área mal projetada, outras por equipamentos muito antigos e degradados, outras por falta de uma coleta pública eficiente que atenda a geração de resíduos do local e outros por não haver o devido interesse dos condomínios em contribuir com as melhorias do local onde mora, trabalha e vive.
Ambientes e suas estruturas estão sendo desvalorizados por não atenderem fatores que se parecem simples a olho nu, e o lixo tem sido um destes fatores.
Você já deve ter se deparado com situações que ocasionam desconforto interno, a ponto de questionar-se:
Como conseguem viver assim?
Quem vive aí?
Será que ninguém vê?
Ou afirmações do tipo:
– Que lugar sujo!
– Eu jamais moraria em um lugar assim!
– Se aqui está deste jeito, imagine lá dentro!

  • Problemas sanitários e atendimento às legislações

Sabemos que um local sem estrutura adequada para o armazenamento, falta de separação na fonte, ausência de educação ambiental e informação, pode acarretar em problemas sanitários com a presença de vetores (baratas, ratos, moscas e outros insetos), e mau cheiro gerando insatisfação de todos, além é claro, da disposição inadequada dos resíduos para a coleta, tornando seu condomínio passível de notificações e multas conforme preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos e algumas das legislações estaduais e municipais.

  • Excesso de trabalho do Zelador, Síndico e Administradoras

Mais comum e no geral imperceptível aos condôminos é o excesso de trabalho realizado pelo zelador, síndico e administradoras. Este excesso não provoca apenas o desperdício de recursos e sim de energia, sendo que estes profissionais poderiam estar focados em outras atividades para melhor atender os condôminos.
Nos condomínios onde existe o serviço de zeladoria, percebe-se que esta passa a maior parte do tempo organizando o “lixo” que o gerador deixou de organizar, tornando seu trabalho insalubre, tornando os custos para a operacionalização das atividades ainda maiores.

Onde não há o serviço de zeladoria, quem por muitas vezes assume esta “responsabilidade” junto a tantas outras é o(a) síndico(a). É cada vez menor o número de pessoas que se disponibilizam a assumir esta atividade/compromisso.
Já os condomínios que contam com a prestação de serviço de uma administradora, a problemática normalmente passa a ser dela, o(a) síndico(a) houve as demandas e repassa para a administradora, e o problema vai tomando proporções ainda maiores, mobilizando toda uma cadeia de pessoas que direcionam suas energias para resolver uma situação cujo a responsabilidade é de cada um.

  • Conflitos Pessoais

O “lixo” tem sido uma das principais causas de conflitos nos condomínios, visto que para muitos, a não separação e o mau acondicionamento está atrelado a falta de bom senso, empatia, espírito de coletividade e respeito aos demais. Causando desta forma, desentendimentos, cobranças e até mesmo agressões físicas.

  • Falta de educação ambiental, informação e comunicação ineficiente

Estas podem ser consideradas as principais etapas para que o processo eficaz e eficiente no Gerenciamento dos Resíduos aconteça, e quando negligenciadas prejudicam o restante do processo.

Por mais simples que seja, o gerenciamento dos resíduos torna-se eficiente e eficaz quando existe um nível de engajamento de todos e para isso os objetivos, metas e vantagens devem ser repassados e continuamente monitorados e divulgados aos participantes. A falta de informação gera dúvidas e coloca os condôminos em cenários diferentes do coletivo, acarretando problemas operacionais.

Se o seu condomínio apresenta ao menos um dos aspectos mencionados acima, entre em contato. Nós podemos lhe ajudar!

Sua ação contribui com o mundo que deseja viver, vamos juntos melhorar ele? Viva e conviva em um ambiente saudável, limpo e organizado – Condomínio Menos Lixo!

Serviço desenvolvido em parceria com:

E aí, quer transformar seu condomínio em um Condomínio Menos Lixo? Basta preencher o formulário abaixo, que faremos contato com você!

Empresa Menos Lixo

Empresa Menos Lixo

A aplicação do conceito Menos Lixo, visa incorporar as melhores práticas ambientais no cotidiano das empresas, através de uma gestão diferenciada do "lixo", que preza pela limpeza, organização, transparência, conscientização e valorização da empresa, trazendo desta forma, benefícios para ela mesma, seus clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade de modo geral e meio ambiente.

O serviço realizado em empresas, além de solucionar a problemática dos resíduos no local, promove a multiplicação de boas ações, visto que todos os colaboradores estarão envolvidos no processo de melhorias e estas ações serão também realizadas em suas residências e comunidade em geral.

Uma empresa que cuida dela, cuida de seus clientes.

ETAPAS DO NOSSO TRABALHO

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 1º Passo: Diagnóstico Diagnóstico e análise situacional do processo de produção, atividades e geração de resíduos...

1º Passo:
Diagnóstico
Diagnóstico e análise situacional do processo de produção, atividades e geração de resíduos sólidos 

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 2º Passo: Plano de ação Elaboração de um plano de ação, focado na meta Lixo Zero, busca por soluções que alinham a marca à...

2º Passo:
Plano de ação
Elaboração de um plano de ação, focado na meta Lixo Zero, busca por soluções que alinham a marca à sustentabilidade e responsabilidade socioambiental

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 3º Passo: Proposições e Implementação Treinar e capacitar os colaboradores; Adequar o formato de armazenamento interno dos...

3º Passo:
Proposições e Implementação

  • Treinar e capacitar os colaboradores;
  • Adequar o formato de armazenamento interno dos resíduos;
  • Desenvolver metodologia de compostagem de resíduos orgânicos;
  • Garantir o encaminhamento correto dos resíduos recicláveis secos;
  • Acompanhamento de logística e destinação adequada;
Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental Assegurar o desvio dos resíduos do aterro sanitário através da comprovação dos descartes; Adquirir produtos reutilizáveis visando diminuir a...
  • Assegurar o desvio dos resíduos do aterro sanitário através da comprovação dos descartes;
  • Adquirir produtos reutilizáveis visando diminuir a geração de descartáveis;
  • Criar placas de identificação dos resíduos e locais de armazenamento destes;
  • Assessorar na criação de materiais de divulgação para campanhas de marketing;
  • Promover a logística reversa dos materiais produzidos na empresa;
Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 4º Passo: Controle de Resultados Relatórios e acompanhamento das atividades e melhorias, após a implementação das ações propostas 

4º Passo:
Controle de Resultados
Relatórios e acompanhamento das atividades e melhorias, após a implementação das ações propostas 

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 5º Passo: Selo de Qualidade Less Waste O selo Less Waste – Qualidade na Gestão de Resíduos, será fornecido no período de implementação do...

5º Passo:
Selo de Qualidade Less Waste
O selo Less Waste – Qualidade na Gestão de Resíduos, será fornecido no período de implementação do projeto 

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 6º Passo: Recompensas pelas ações sustentáveis Oportunidade que a empresa estará disponibilizando aos seus colaboradores para que tragam seus resíduos...

6º Passo:
Recompensas pelas ações sustentáveis
Oportunidade que a empresa estará disponibilizando aos seus colaboradores para que tragam seus resíduos sólidos para serem dispostos nos residuários, promovendo um “Desafio” Sustentável interno quanto ao descarte correto. Esta ação poderá gerar recompensa no Aplicativo Moeda Verde, parceiro da Less Waste

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 7º Passo: Certificação Empresa Lixo Zero A certificação Empresa Lixo Zero é fornecida pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Obs. A...

7º Passo:
Certificação Empresa Lixo Zero
A certificação Empresa Lixo Zero é fornecida pelo Instituto Lixo Zero Brasil.

Obs. A certificação não está inclusa no valor do Serviço Prestado pela Less Waste, contudo, todas os documentos necessários para que este seja certificado, será encaminhado pela Less Waste ao Instituto Lixo zero Brasil

JUSTIFICATIVA

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - LEI Nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, estabelece responsabilidades que a iniciativa pública e privada tem para que os cidadãos brasileiros vivam em ambientes saudáveis e sejam saudáveis no que diz respeito a produção, consumo e descarte dos resíduos sólidos.

O mercado está cada vez mais exigente em relação às práticas das empresas, seja para questões ambientais, sociais, éticas ou de governança. Diversos temas têm vindo à tona para facilitar e levar as empresas a adotarem medidas que as tornem mais sustentáveis, como, por exemplo: Sustentabilidade Empresarial, Lixo Zero, ESG (Environmental, Social and Governance), Economia Circular, entre outros.

A Consultoria Less Waste para empresas tem como um de seus principais objetivos, reconhecer as empresas que se diferenciam no mercado, considerando que suas ações visam melhorias econômicas, ambientas e sociais nela mesma e nas comunidades em que estão inseridas.

5 MOTIVOS PARA SUA EMPRESA SER MENOS LIXO E CERTIFICAR-SE LIXO ZERO:

1. Diferencie-se dos seus concorrentes
Quando uma empresa aplica o Conceito Menos Lixo e se certifica Lixo Zero, ela garante a eficiência em seus processos e o cuidado com o planeta, demonstrando estar à frente de outras empresas do mesmo ramo;

2. Crie mais oportunidades de negócios
Muitos consumidores, empresas e até investidores procuram marcas que coloquem a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade em seus pilares. A aplicação do conceito (ações) e a certificação comprova a responsabilidade com os resíduos e com o meio ambiente, atraindo novas oportunidades de negócios.
De acordo com uma pesquisa feita pelo SEBRAE em 2020, empresas que investem em sustentabilidade aumentaram o seu faturamento em 4%;

3. Posicione-se positivamente no mercado
O conceito Menos Lixo, atrelado a certificação Lixo Zero, posiciona a empresa entre as que se diferenciam e buscam inovação.
A pesquisa do SEBRAE também conclui que 73% desta geração, pagariam mais por produtos sustentáveis;

4. Melhore sua credibilidade frente aos colaboradores, clientes e fornecedores
Toda empresa visa criar valor para seus clientes e para as pessoas envolvidas no seu negócio, com o intuito de aumentar a confiança de todos stakeholders. A Certificação Lixo Zero promove a credibilidade da sua empresa.

5. Adquira um reconhecimento externo validado
É importante para qualquer empresa ter ações sustentáveis e transformar seus processos a fim de reduzir seu impacto ambiental. Muitas empresas implementam projetos, mas não conseguem validá-los e apresentá-los ao público. A implementação do conceito Menos Lixo e a Certificação Lixo Zero é uma excelente proposta para reconhecer os esforços da empresa.

Desenvolver ações Menos Lixo, com Selo de Qualidade da Gestão dos Resíduos Sólidos e certificar-se Lixo Zero é portanto, uma ótima estratégia para o seu negócio já que evidencia o comprometimento da marca com as pessoas, o meio ambiente e a economia, e demonstra confiança, credibilidade e transparência a todos os envolvidos com sua empresa, possibilitando o aumento do faturamento

SERVIÇOS ADICIONAIS LESS WASTE

A Less Waste, além de realizar a consultoria com a proposição e acompanhamento de melhoria dos processos e adequações dos ambientes, projeta residuários específicos conforme a necessidade do cliente utilizando os dados do diagnóstico realizado previamente.

Ao utilizar os residuários 'Menos Lixo', a empresa garante que a separação e encaminhamento seja feito de forma correta, tendo um ambiente limpo, organizado e que seja educativo para os colaboradores, fornecedores, clientes e visitantes.

A coleta dos resíduos dispostos no residuário, tanto pela empresa como pelos colaboradores, poderá ser realizada pela Less Waste e parceiros, durante o período de consultoria e posterior a isso.

Serviço desenvolvido em parceria com:

Você está preparado para se diferenciar positivamente no mercado? Se estiver, preencha o formulário. Entraremos em contato com você o mais breve possível.

Instituições de Ensino Menos Lixo

Instituições de Ensino Menos Lixo

O serviço em escolas e instituições de ensino tem como objetivo a sensibilização e a conscientização daqueles que frequentam o local por meio de um formato diferenciado de armazenamento, coleta e destinação adequada dos resíduos que são gerados, com a instalação de residuários educativos que viabilizam este processo. Toda a comunidade escolar será envolvida no processo, os tornando multiplicadores de atitudes corretas.

Sua instituição praticando o que ensina!

Etapas da prestação de serviço

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 1º Passo Diagnóstico Diagnóstico e análise situacional do processo de produção, atividades e geração de resíduos sólidos

1º Passo
Diagnóstico
Diagnóstico e análise situacional do processo de produção, atividades e geração de resíduos sólidos

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 2º Passo Plano de ação Elaboração de um plano de ação, focado na meta Lixo Zero, busca por soluções que alinham a marca à...

2º Passo
Plano de ação
Elaboração de um plano de ação, focado na meta Lixo Zero, busca por soluções que alinham a marca à educação ambiental, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 3º Passo Proposições e Implementação Treinar e capacitar os colaboradores; Realizar palestras, oficinas e gincanas que envolva os...

3º Passo
Proposições e Implementação

  • Treinar e capacitar os colaboradores;
  • Realizar palestras, oficinas e gincanas que envolva os “alunos” e toda comunidade escolar;
  • Planejar visitas a associações de catadores, espaços de compostagem, empresas de reciclagem de resíduos recicláveis, aterro sanitário, etc;
  • Incentivar e promover a utilização de materiais recicláveis para a criação de artes;
  • Adequar o formato de armazenamento interno dos resíduos;
  • Abrir a escola para que toda a comunidade escolar se sinta acolhida para o correto encaminhamento dos resíduos sólidos gerados em vossas casas, permitindo que os alunos pratiquem hábitos sustentáveis nos diferentes espaços;
Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental Desenvolver metodologia de compostagem de resíduos orgânicos; Garantir o encaminhamento correto dos resíduos recicláveis secos; Acompanhamento de...
  • Desenvolver metodologia de compostagem de resíduos orgânicos;
  • Garantir o encaminhamento correto dos resíduos recicláveis secos;
  • Acompanhamento de logística e destinação adequada;
  • Assegurar o desvio dos resíduos do aterro sanitário através da comprovação dos descartes;
  • Adquirir produtos reutilizáveis visando diminuir a geração de descartáveis;
  • Criar placas de identificação dos resíduos e locais de armazenamento destes;
  • Assessorar na criação de materiais de divulgação para campanhas de marketing;
  • Promover a logística reversa dos materiais produzidos na instituição;
Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 4º Passo Controle de Resultados Relatórios e acompanhamento das atividades e melhorias, após a implementação das ações propostas

4º Passo
Controle de Resultados
Relatórios e acompanhamento das atividades e melhorias, após a implementação das ações propostas

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 5º Passo Selo de Qualidade Less Waste O selo Less Waste – Qualidade na Gestão de Resíduos, será fornecido no período de implementação do...

5º Passo
Selo de Qualidade Less Waste
O selo Less Waste – Qualidade na Gestão de Resíduos, será fornecido no período de implementação do projeto

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 6º Passo Recompensas pelas ações sustentáveis Oportunidade que a empresa estará disponibilizando aos seus colaboradores para que tragam seus resíduos...

6º Passo
Recompensas pelas ações sustentáveis

Oportunidade que a empresa estará disponibilizando aos seus colaboradores para que tragam seus resíduos sólidos para serem dispostos nos residuários, promovendo um “Desafio” Sustentável ao público que frequenta aquela instituição (alunos, acadêmicos, colaboradores, família) quanto ao descarte correto. Esta ação poderá gerar recompensa no Aplicativo Moeda Verde, parceiro da Less Waste

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental 7º Passo Certificação Instituição de Ensino Lixo Zero A certificação para Instituição de Ensino Lixo Zero é fornecida pelo...

7º Passo
Certificação Instituição de Ensino Lixo Zero
A certificação para Instituição de Ensino Lixo Zero é fornecida pelo Instituto Lixo Zero Brasil.

Obs. A certificação não está inclusa no valor do Serviço Prestado pela Less Waste, contudo, todas os documentos necessários para que este seja certificado, será encaminhado pela Less Waste ao Instituto Lixo
zero Brasil

SERVIÇOS ADICIONAIS LESS WASTE

A Less Waste, além de realizar a consultoria com a proposição e acompanhamento de melhoria dos processos e adequações dos ambientes, projeta residuários específicos conforme a necessidade do cliente utilizando os dados do diagnóstico realizado previamente. Ao utilizar os residuários 'Menos Lixo', a empresa garante que a separação e encaminhamento seja feito de forma correta, tendo um ambiente limpo, organizado e que seja educativo para todo público da Instituição. A coleta dos resíduos dispostos no residuário, tanto pela empresa como pelos colaboradores, poderá ser realizada pela Less Waste e parceiros, durante o período de consultoria e posterior a isso.

Esta é uma oportunidade que a Instituição de Ensino dá, para que seu público pratique o que aprende.
“A PALAVRA CONVENCE, O EXEMPLO ARRASTA”

Estamos preparados para lhe atender, se este serviço despertou interesse em você, preencha o formulário. Entraremos em contato com você o mais breve possível.

Cidade Menos Lixo

Cidade Menos Lixo

  • Você mora em uma cidade que está preocupada com o desenvolvimento sustentável?
  • Os representantes do povo, tem oportunizado você cidadão a desenvolver sua cidadania?
  • Você exerce sua cidadania?

Uma cidade menos lixo é responsabilidade de todos!

O serviço prestado para cidades visa reduzir a geração e o aterramento de resíduos e consequentemente o custo disponibilizado para o gerenciamento deste lixo (rejeito), através de uma sequência de atividades técnicas realizadas conforme a meta estabelecida pela municipalidade.


A consultoria para o projeto/programa Cidade Menos Lixo, abrange o diagnóstico da situação atual, campanhas de mobilização social sobre a responsabilidade compartilhada, auxílio na criação de legislações voltadas ao tema, educação e conscientização socioambiental e econômica, inclusão social de catadores e catadoras, incentivo a reciclagem, reuso e compostagem, relatórios de desempenho e acompanhamento.

JUSTIFICATIVA

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecida pela LEI Nº 12.305, e 02 de agosto de 2010, regulamenta a gestão de resíduos nas esferas municipais, estaduais e federal. Cabe aos municípios o efetivo gerenciamento de resíduos sólidos, por meio da elaboração e implementação de planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos, contudo, muitos estados e municípios brasileiros ainda se encontram inadimplentes em relação à Lei.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 40% dos resíduos sólidos urbanos ainda são descartados indequadamente no País, sendo que apenas 1,6% é reciclado e 0,4% é compostado.

Sua cidade pertence a qual dos índices?

  • Para responder a esta pergunta, verifique se nela existe:

Sua cidade possui um Plano de Resíduos? Se sim, o que está faltando para que este seja executado? As metas estabelecidas no plano são possíveis de serem alcançadas? Quais são elas? De quem é a responsabilidade para que o planejado ocorra? Como alcançar? Quando? Quanto custará?
Qual a produção de resíduos em sua cidade?
Existem associações/Cooperativas de catadores em seu município? Se sim, qual a quantia que está chegando até eles para que os mesmos possam sobreviver da renda gerada com a venda do material? Se não, vamos organizar isso? E caso não tenha catadores para onde o resíduo está indo e de que forma está sendo tratado?
Quantos Kg de resíduos o cidadão gera por dia? Dos resíduos gerados quanto é reciclável, orgânico e rejeito?
Qual o custo para a coleta, transporte e destinação final dos resíduos produzidos na cidade? E quanto você paga por isso?
Qual a destinação final dos resíduos?

Na maioria dos municípios brasileiros a gestão de resíduos não acontece; infelizmente o cuidado com o “lixo” e os recursos nele investido são por muitas vezes mascarados, boa parte da população produz e exige que aquele resíduo seja coletado independentemente da forma, contudo o gestor público que preza pelo bem estar de seu povo, prática ações sustentáveis e viabiliza políticas públicas que promovam educação ambiental e oportunizem o seu munícipe a exercer sua cidadania de forma a não causar dano ao meio ambiente, a sociedades e aos cofres públicos, é reconhecido e diferenciado por sua gestão.

“Cabe ao poder público a promoção de políticas públicas que desenvolvam cidadania, mas cabe ao indivíduo ser ou não um bom cidadão”.

A população consegue sentir os esforços da administração para manter a cidade limpa? Ela se sente parte do "problema"? Ela tem informações suficientes para praticar o que é certo? Ela tem tido oportunidades suficientes para exercer da melhor forma sua cidadania?

Diante do exposto e em consonância à ordem de prioridade apresentada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, atrelada aos objetivos e a metodologia de se ter uma cidade com menos lixo, e de antemão considerando que a Prefeitura Municipal de sua cidade, representada pelos poderes executivo e legislativo, devem ter como objetivo o desenvolvimento de boas práticas em prol da gestão de resíduos, cuidando desta forma do meio ambiente, das pessoas e da economia, a Less Waste propõe aos gestores(as) uma construção eficaz e eficiente na Gestão dos Resíduos Sólidos de sua cidade, respondendo a todas as perguntas feitas anteriormente e provocando seu povo a pensar e agir diante da responsabilidade que todos temos frente a gestão e o gerenciamento dos Resíduos Sólidos (lixo).

Estamos com o material (proposta, leis, decretos, portarias, comunicação social, contratos, planilhas de resultados, etc) pronto para que você consiga implantar este Projeto/Programa Socioambiental em sua cidade, vamos juntos ser parte da transformAção que queremos ver no mundo. Você Prefeito, Prefeita, Vereador, Vereadora, Gestor e Gestora de maneira geral, tem a oportunidade de melhorar a saúde ambiental e financeira de seu município e seus munícipes.

Faz-se necessário mencionar que possuímos experiência, ou seja, já estivemos no outro lado, no lado que provavelmente você está, na Gestão dos Resíduos Sólidos e Limpeza Pública de uma cidade, por este motivo, compreendemos as dificuldades enfrentadas pelas administrações neste e muitos outros processos, contudo reconhecemos e valorizamos a importância deste trabalho em cada canto deste Brasil.

Muito mais do que nos acionar pela obrigação do cumprimento a lei, nos acione por compreender que o mundo está gritando por ações sustentáveis, que respeite as pessoas, a economia e o meio ambiente. 

Se você tiver interesse em transformar sua cidade e escrever uma história que reconheça e valorize as que já vivenciamos, mas que tenha em seu princípio a preocupação real com o presente e o futuro do “seu” povo e de “sua” cidade, preencha o formulário a seguir:

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS

Elaboração e atualização de documento técnico para o gerenciamento dos resíduos sólidos (PGRS) em empresas, eventos, instituições públicas e privadas. Este documento tem como conteúdo base o diagnóstico, a proposição de soluções, o plano de educação ambiental, e o cronograma de implementação e acompanhamento.

Educação Ambiental

Educação Ambiental

Este serviço contempla a educação ambiental voltada para instituições públicas e privadas, tendo como objetivo a oferta de palestras, treinamentos, capacitações, oficinas e gincanas educativas, além de assessoria para criação de conteúdo e campanhas socioambientais.

Compostagem

Compostagem

Contempla a disponibilização de coletores e sacos específicos para o armazenamento e transporte de resíduos orgânicos (restos de alimentos, cascas de frutas e verduras, erva mate, etc.) que serão transformados em adubo através do processo de compostagem biológica. Este serviço pode acontecer por meio de coleta porta-a-porta, pontos de entrega voluntária e/ou através da instalação de composteiras e hortas no local.

Seu resíduo orgânico não é lixo, ele será transformado em adubo. Você faz parte deste ciclo!

O que é compostagem?

Compostagem é o processo de decomposição de matéria orgânica. O resultado desse processo é o adubo, que é usado para a fertilização do solo. A compostagem é realizada por microorganismos e animais invertebrados, que, na presença de umidade e oxigênio, se alimentam dessa matéria e propiciam que seus elementos químicos e nutrientes voltem à terra.

PEÇA SEU BALDINHO, ESCOLHA SEU PLANO E ADQUIRA NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS:

COMO ACONTECE O SERVIÇO DE COLETA E O QUE TEMOS DISPONÍVEL PARA VOCÊ.

Nossos planos incluem: baldinho, saco de “lixo” biodegradável compostável (disponibilizado para o plano escolhido e de acordo com o número de coleta), coleta, compostagem no espaço de compostagem Less Waste ou no seu ambiente residencial ou de trabalho, informações sobre produção e destino, pontuação e recompensa.
Use o baldinho Less Waste para separar seu resíduo orgânico e escolha entregar nos Pontos de recebimento, ou coleta na fonte geradora do seu resíduo orgânico (casa, empresa, indústria, condomínios comerciais e residenciais, instituições de ensino, eventos, etc).

Planos de coleta e destino dos resíduos orgânicos, em espaço próprio para que a compostagem aconteça – espaço de compostagem Less Waste:

BALDE DE 8 LITROS

Valor: R$ 30,00.

Obs. Este valor será cobrado apenas no primeiro mês da prestação do serviço + o valor do plano escolhido por você e a prestação do serviço mensal.

  • Balde de 8 litros com coleta, frequência semanal: R$ 49,00
  • Balde de 8 litros com coleta, frequência de 15 dias: R$ 35,00
  • Balde de 8 litros com entrega nos pontos de recebimento, frequência semanal: R$ 35,00
  • Balde de 8 litros com entrega nos pontos de recebimento, frequência de 15 dias: R$ 24,00

BALDE DE 15 LITROS

Valor: R$39,90.

Obs. Este valor será cobrado apenas no primeiro mês da prestação do serviço + o valor do plano escolhido por você e a prestação do serviço mensal.

  • Balde de 15 litros com coleta, frequência semanal: R$ 59,00
  • Balde de 15 litros com coleta, frequência de 15 dias: R$ 45,00
  • Balde de 15 litros com entrega nos pontos de recebimento, frequência semanal: R$ 45,00
  • Balde de 15 litros com entrega nos pontos de recebimento, frequência de 15 dias: R$ 34,00

PLANOS DE COMPOSTAGEM NO ESPAÇO ONDE A GERAÇÃO DO RESÍDUO ACONTECE

Residência Unifamiliar: disponibilizamos o baldinho e no local construímos um ou mais métodos de compostagem, mediante análise técnica e diagnóstico situacional (tipos de resíduos orgânicos, quantidade, espaço existente, claridade, etc.);
OBS. Caso sua produção seja pequena e tenha interesse em uma composteira feita com baldes ou caixas da Humi, temos na Less Waste;
Condomínios residenciais e comerciais: disponibilizamos os baldinhos e os sacos compostáveis, correspondente ao número de unidades habitacionais e/ou comerciais. Estes “sacos” com resíduo orgânico, deverá ser disposto em uma central de resíduos que será implantada após análise técnica e possibilidades do local, assim como a construção dos métodos de compostagem e a horta.
Empresas, Instituições de ensino: disponibilizamos baldinhos e sacos compostáveis e no local construímos um ou mais métodos de compostagem, mediante análise técnica e diagnóstico situacional (tipos de resíduos orgânicos, quantidade, espaço existente, claridade, etc.);

Para orçamentos dos planos em que a compostagem acontecerá no espaço em que os resíduos são gerados (residências, condomínios, instituições de ensino, empresas, etc), faça contato, visto que isso dependerá de visita técnica.

Importante: Todos os planos de compostagem resultarão em adubo e este poderá ser utilizado nas hortas e flores; você pode decidir realizar ou não o plantio, nossa equipe está preparada para lhe acompanhar independentemente da sua escolha pós decomposição dos resíduos orgânicos.

Como vai funcionar

  • Você decide qual o plano melhor atenderá sua geração de resíduos orgânicos;
  • Recebe os produtos (baldes e sacos), além de orientações;
  • Separa seus resíduos;
  • Nossa coleta ou assessoria no local acontecerão de acordo com o plano escolhido por você;
  • Os dias e horários serão informados, de acordo com a logística da Less Waste, nossa logística será construída pensando no maior número de pessoas atendidas, evitando assim a emissão exagerada de CO² no meio ambiente;
  • Você receberá todo mês a prestação do serviço, de acordo com o Plano escolhido, e o número de sacos correspondente ao plano, exemplo: se o plano for 1 coleta semanal, você receberá na 1ª coleta do mês 04 sacos; se for coleta quinzenal, 02 sacos; e se for com armazenamento e compostagem no local será analisado a quantia de sacos necessárias após visita técnica, e no início de cada mês a entrega dos sacos será realizada, desta forma, você garante que a “embalagem/saco” estejam disponíveis;
  • Os baldinhos disponibilizados serão de 15 litros e 8 litros, caso sua produção seja maior que esta quantidade, e houver a necessidade de um segundo baldinho da mesma litragem, será acrescido o valor do baldinho (igual ao que pagou na 1ª compra) + 50% do valor de cada plano;
  • Serão coletados nos pontos de recebimento, apenas os sacos fornecidos pela Less Waste, garantindo a não geração de lixo, sacos plásticos no processo e redução na quantidade produzida;
  • O valor será cobrado até o dia 12 de cada mês;
  • A cada amigo indicado, você recebe 10% de desconto na mensalidade do mês em que o “amigo” tornou-se cliente Less Waste de compostagem

Benefícios

  • Você separa, acondiciona e encaminha corretamente seu resíduo orgânico;
  • Evita o desperdício de recursos públicos com o “lixo”;
  • Não produz lixo orgânico, porque entende que resíduo orgânico não é lixo;
  • Faz bem a você, a sociedade e ao meio ambiente e ganha pontos e recompensas por isso;
  • Reduz a poluição do ar, solo e água;
  • Torna-te responsável pelo que produz – “Meu resíduo, minha responsabilidade”;
  • Contribui com o Projeto Social e Voluntário denominado “DEDO VERDE LESS WASTE”, cujo objetivo é a inclusão de idosos, para que os mesmos se reconectem com a natureza;
  • Promove educação ambiental;
  • Conquista o Selo Less Waste (após 12 meses de uso);
  • Contribui com o mundo que quer ver e ter;
  • Cuida do seu futuro e de quem ainda nem está aqui.

Serviço desenvolvido em parceria com:

Viu só, não temos mais desculpas ou justificativas para não participarmos deste processo de compostagem, deste processo que gera empregos, diminui resíduos dos aterros sanitários, lixões ou aterros controlados, reduz despesas públicas, devolve ao solo os nutrientes necessários, aproveita adubo, reconecta pessoas a terra, não gera lixo.

Para ter este serviço e sentir-se parte deste processo transformador e necessário, preencha o formulário a seguir, faremos contato com você o mais breve possível. 

Residuário Menos Lixo

Residuário Menos Lixo

O residuário é um móvel que armazena os diferentes tipos de resíduos produzidos no ambiente, diferenciando-se das lixeiras convencionais; este permite uma melhora considerável no "descarte" correto dos resíduos, além de oportunizar a destinação de vários materiais. É projetado de acordo com o espaço físico disponibilizado e a demanda do local. Tem como objetivo promover uma melhor separação, organização, limpeza e conscientização para aqueles que o utilizam. Os resíduos dispostos no residuário serão encaminhados para associações de catadores, empresas parceiras e projetos sociais, gerando menos lixo (desperdício).

Ponto de Entrega Voluntária

Ponto de Entrega Voluntária

O Ponto de Entrega Voluntária (PEV) ou Ecoponto é um local em que são armazenados os resíduos de forma organizada e acessível. Este serviço é ofertado para Prefeituras e/ou para empresas privadas, facilitando a logística reversa dos resíduos pós consumo e garantindo o destino correto. Demonstre sua responsabilidade com a sociedade, o meio ambiente e a economia.

Eventos

Eventos

A consultoria para eventos tem como objetivo a elaboração de estratégias de redução e reciclagem dos resíduos que serão gerados, garantindo que o armazenamento e a destinação sejam feitos de forma correta. Os eventos que aplicam esta metodologia, oportunizam seu público a praticarem atitudes assertivas, demonstrando seu compromisso social e sua responsabilidade com o meio ambiente.

DestinAqui

DestinAqui

O DestinAqui é um serviço de coleta de resíduos realizado através de agendamento, este funciona como um ‘Uber’ do resíduo. A Less Waste realiza a intermediação do processo de coleta e destinação de resíduos entre o cidadão e a empresa coletora.
 

OBJETIVO
Oferecer um serviço de coleta de resíduos de forma simplificada e ágil, no qual a empresa parceira realiza a coleta no local especificado e encaminha para o destino correto.


COMO FUNCIONA
Ao entrar em contato conosco, o cliente informa seus dados, o endereço, o tipo de resíduo, a quantidade e foto do resíduo acumulado a ser coletado; a Less Waste agenda o dia e horário de coleta, e no momento em que é realizado a coleta, você realiza o pagamento do serviço prestado via Pix ou em dinheiro (para o coletor). Após a coleta, o solicitante receberá a informação sobre a destinação realizada.


RESÍDUOS COLETADOS
Recicláveis - papel, papelão, plástico, isopor, vidro, etc.
Observação: mediante informação sobre a quantidade.

Sucatas em geral - Cobre de procedência, alumínios, metal, ferros, fios e cabos metálicos.
Observação: mediante informação sobre a quantidade.

Madeiras soltas – tábuas, construção, etc.
Observação: mediante informação sobre a quantidade.

Galhos, jardinagem.
Observação: mediante informação sobre quantidade.

Eletroeletrônicos, Eletrodomésticos e Móveis.
Verifique a tabela de preços e solicite a retirada.

Entulho de construção, gesso, telhas.
Verifique a tabela de preços e solicite a retirada.


IMPORTANTE
O serviço se restringe à coleta dos resíduos mencionados acima. Não serão coletados resíduos que não forem informados no momento da solicitação do serviço, não insista!

Tabela de resíduos coletados e preços - REC

ELETRODOMÉSTICOS
Produto
Descrição do Produto para a Coleta
Valor da coleta por Unidade
Freezer
Gavetas
R$ 25,00
Portas superiores
R$ 25,00
Geladeira 
 
R$ 25,00
Frigobar
 
R$ 20,00
Fogões
Gás
R$ 15,00
Lenha
R$ 20,00
Cooktop
R$ 15,00
Ar condicionado 
 
R$ 20,00
Climatizador
 
R$ 20,00
Aquededor
 
R$ 10,00
Sugar 
 
R$ 15,00
Microondas 
 
R$ 18,00
Forno elétrico 
 
R$ 20,00
Máquina de lavar
Roupa
R$ 25,00
Louça
R$ 25,00
Centrífuga
 
R$ 20,00
Ventilador
 
R$ 15,00
 
ELETRÔNICOS
Produto
Descrição do Produto para a Coleta
Valor da Coleta por Unidade
Aparelhos de DVD
 
R$ 10,00
Videocassete
 
R$ 10,00
Videogame
 
R$ 10,00
Estabilizadores
 
R$ 10,00
Nobreaks
 
R$ 10,00
Computadores
 
R$ 20,00
Monitores
 
R$ 15,00
Notebook
 
R$ 15,00
Impressoras
 
R$ 15,00
Televisores
 
R$ 15,00
Cabo eletrônico/Carregador
 
R$ 8,00
Celulares
 
R$ 10,00
Lâmpadas
Unidade
R$ 1,00
Pilhas
KG
R$ 10,00
Baterias (Celular e Lition)
KG
R$ 10,00
 
MÓVEIS
Produto
Descrição do Produto para a Coleta
Valor da Coleta por Unidade
Sofá
3 lugares
R$ 90,00
2 lugares
R$ 70,00
3 e 2 lugares
R$ 140,00
Poltronas 
R$ 60,00
Estante
Até 2 metros
R$ 90,00
+ 2 metros
R$ 130,00
Criados mudos
Unidade
R$ 50,00
Roupeiros
Até 6 portas
R$ 100,00
6 portas ou mais
R$ 170,00
Camas
Madeira casal
R$ 90,00
Madeia Solteiro
R$ 70,00
Madeira Beliche
R$ 100,00
Ferro Casal
R$ 60,00
Ferro Solteiro
R$ 50,00
Ferro Beliche
R$ 80,00
Colchões 
Casal
R$ 120,00
Solteiro
R$ 80,00
Box 
R$ 60,00
Pias
Ate 2 metros
R$ 110,00
+ 2 metros
R$ 150,00
Balcões 
Até 3 portas
R$ 90,00
4 ou mais
R$ 110,00
Mesa (vidro, metal, ferro, madeira)
Até 4 lugares
R$ 70,00
5 ou mais
R$ 100,00
Cadeira
Unidade
R$ 20,00
Escrivaninhas 
Até 3 portas
R$ 80,00
4 ou mais
R$ 100,00
Pneu Unidade
Bicicleta
R$ 10,00
Carro convencional
R$ 30,00
Caminhão
R$ 50,00

Tabela de resíduos coletados e preços - Disk Entulho

Construção Civil
Produto
Descrição do Produto para a Coleta
Valor da Coleta por Unidade
Restos de construção civil
Até 8 bolsas de ráfia de 55X85 cm –maximo de 50kg cada bolsa
R$ 120,00
Até 16 bolsas de ráfia de 55x85 cm – máximo de 50 kg cada bolsa
R$ 210,00
Mais que 16 bolsas, será disponibilizado um conteiner que equivale a 4 m³
R$ 270,00
Gesso
Até 8 bolsas de ráfia de 55X85 cm –maximo de 50kg cada bolsa
R$ 300,00
Até 16 bolsas de ráfia de 55x85 cm – máximo de 50 kg cada bolsa
R$ 540,00
Mais que 16 bolsas, será disponibilizado um conteiner que equivale a 4 m³
R$ 1.020,00
Telhas de Brasilit
Até 10 unidades
R$ 120,00
Caixa da água
Até 1.000 litros
R$ 300,00
De 1.000 á 3.000 litros
R$ 540,00
De 3.000 á 10.000 litros
R$ 740,00
De 10.000 á 20.000 litros
R$ 1.020,00
Palettes
Até 5 Unidades
R$ 100,00
De 5 á 10 Unidades
R$ 170,00
De 10 a 20 Unidades
R$ 270,00

Serviço desenvolvido em parceria com:

Quer agendar uma coleta DestinAqui? Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso contato.

Produtos - Lixo, + Vida

Aba 1

Produtos
- Lixo, + Vida

Confira os produtos que oferecemos em parceria com a loja Estilo Verde.

Aba 1

Canecas, Copos e Garrafas Reutilizáveis

  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -

Compostagem

  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -

Geral Menos Lixo

  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -

Talheres e Canudos

  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -

Absorventes

  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -

Ambientes

  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -

Bucal, Banho e Corpo

  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -
  • Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental -

Parceria:

Ficou interessado em algum dos produtos?
Entre em contato conosco através do formulário de contato abaixo!

Projeto Social Dedo Verde

Aba 1

Projeto Social Dedo Verde

Nosso projeto socioambiental denominado Dedo Verde, tem como objetivo educar e incluir idosos para que os mesmos possam desenvolver atividades na terra e sintam-se reconectados com a mesma.

Oportunidade que os idosos tem de se conectarem com a terra. Educação Ambiental + Inclusão Social + Atividade.

Quando o assunto é natureza, vale pensar além do ar fresco, do sol, das árvores e das cachoeiras. Uma atividade necessária e importante é mexer na terra; e, por que não, se sujar? faz muito bem à saúde andar de pés descalços, semear com as próprias mãos, sentir o cheirinho da terra molhada, enfim, manter contato direto com o solo são pequenos gestos que proporcionam benefícios para o corpo e a mente.

É visível que muitos de nossos idosos ainda estão ativos, contudo, estes são enquadrados ao público que após aposentado deve permanecer dentro de suas casas e não mais realizar atividades que muito os beneficiariam, este é o caso da atividade destes “jovens a mais tempo”, no projeto socioambiental Dedo Verde da Less Waste.

Nossa cidade traz em seu DNA a agricultura, nossa terra é rica, onde tudo o que plantamos nasce; nossos idosos em sua maioria vivenciaram este processo na “roça”, e até mesmo na cidade onde os terrenos eram grandes, espaçosos e comportavam aquela “hortinha”; mas o tempo passou e muita coisa mudou, menos a necessidade que todos temos de nos conectarmos a natureza – o ar, o sol, a água e a TERRA, a cidade está se desenvolvendo rapidamente e de maneira vertical, ou seja, muitas casas e hortas estão sendo “destruídas”, para que a construção de moradias multifamiliares sejam construídas, além disso muitos filhos não permaneceram na “roça” e foram trazendo seus pais para a área urbana para facilitar os cuidados com os mesmos, muitas coisas boas acontecem, mas muitas deixam de ser oferecidas com isso tudo.

Vamos inserir estes idosos, que estão por muitas vezes “trancados/frustrados”, em suas casas, para que os mesmos se reconectem com a natureza, e participem do processo de decomposição, plantio e colheita de hortaliças, temperos, legumes, chás, etc.

Acredite ou não, os efeitos de tais atividades são considerados antidepressivos naturais. O contato com os elementos da natureza tanto aumenta a disposição como promove relaxamento e desestressa no momento em que mexe na terra, a pessoa está canalizando a atenção para algo que dá prazer. 

COMO VAI FUNCIONAR?

  • Você faz sua inscrição junto a Less Waste;
  • Este é um projeto social, desta forma vamos lhe acionando conforme necessidade e avanço nos processos de decomposição da matéria orgânica;
  • Vamos dividir o público interessado por turmas, e definir com eles os dias e horários;
  • O voluntariado, irá acontecer no espaço de compostagem Less Waste;
  • A locomoção dos idosos até o local, é de responsabilidade dos mesmos;
  • A alimentação e proteção a luz solar por exemplo, é de responsabilidade dos mesmos;
  • As hortaliças, temperos, legumes e chás plantados e cultivados, serão entregues aos consumidores dos serviços Less Waste;
  • Qualquer atividade desenvolvida no local, tem única e exclusivamente o objetivo de educação ambiental e inserção dos idosos no processo de reconexão com a natureza – TERRA/COMPOSTO. 

Você também pode ser um dos parceiros de nosso projeto Dedo Verde, apoiando esta iniciativa sustentável. Para saber mais, nos acione.

Se ficou interessado (a), preencha o formulário, faremos contato com você.

Aba 1

Selo Less Waste

Selo Less Waste - Qualidade em Gestão de Resíduos Sólidos e Certificação Lixo Zero

O Selo Less Waste: Qualidade em Gestão de Resíduos Sólidos, é fornecido pela empresa Less Waste Assessoria e Consultoria Ambiental LTDA, após o cumprimento de algumas etapas, auditadas pela própria Less Waste, tendo como base o avanço nos processos da gestão e seus resultados.

Logo, a Certificação Lixo Zero, é um certificado fornecido pelo Instituto Lixo Zero Brasil (único certificador Lixo Zero no Brasil – Credenciado junto a Zero Waste International Alliance); todos os serviços Less Waste, podem ser certificados Lixo Zero, visto que utilizamos a metodologia Lixo Zero em nossos processos e atividades. É importante destacar que a consultoria para a certificação deverá ser realizada por consultores credenciados ao Instituto Lixo Zero Brasil, e a auditoria também será realizada por este órgão. O auditor (a), será acionado após a solicitação de certificação feita junto ao ILZB, e após o recebimento de toda a documentação exigida para o processo de certificação.

Você e tudo o que representa ou vive, poderão obter a certificação Lixo Zero, após comprovar o desvio de 90% dos resíduos de aterros sanitários, lixões e/ou aterros controlados.

Ficou interessado, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.

Loteamento Menos Lixo

Loteamento Menos Lixo

O serviço compreende a projeção de uma central de resíduos sólidos, que atenda a demanda de resíduos gerada pelos moradores daquele local.

Um loteamento que preocupa-se com o meio ambiente e o bem estar dos moradores, é o local onde merecemos morar.

Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental - Fonte: Passeio Pedra Branca
Fonte: Passeio Pedra Branca
Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental - Fonte: Passeio Pedra Branca
Fonte: Passeio Pedra Branca
Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental - Fonte: Passeio Pedra Branca
Fonte: Passeio Pedra Branca
Menos Lixo - Assessoria e Consultoria Ambiental - Fonte: Passeio Pedra Branca
Fonte: Passeio Pedra Branca

BENEFÍCIOS E AÇÕES PROPOSTAS:

  • Os resíduos serão dispostos neste local, não haverá a necessidade de cada morador ter suas lixeiras em frente suas residências;
  • Ruas e moradias sem acúmulos de “lixo”;
  • A central de resíduos será projetada de acordo com a área do loteamento, previsão de moradias e morados;
  • A central estará localizada em um dos terrenos do loteamento, destinado pelo loteador para tal funcionalidade;
  • O local será lúdico, organizado e limpo;
  • Promoção de educação ambiental, comunicação assertiva e treinamento aos moradores sempre que haver necessidade;
  • O loteamento ganha valorização social, ambiental e econômica;
  • As leis federais, estaduais e municipais correspondentes ao tema – Gerenciamento de Resíduos Sólidos, serão atendidas, evitando notificações e punições dos órgão públicos;
  • O loteamento poderá compostar os resíduos orgânicos, e dispor de uma horta “comunitária” aos seus moradores;
  • A Central de Resíduos estará disponível 24h ao morador, não sendo necessário o mesmo manter seus resíduos dentro de suas casas até que a coleta aconteça;
  • O loteamento se diferencia pela inovação e preocupação com o meio ambiente e as pessoas, podendo ser um ponto de educação ambiental e treinamentos para instituições de ensino, grupos de mães, idosos, escoteiros, religiosos, etc;
  • O uso do marketing “verde”, pode trazer pessoas interessadas e preocupadas em contribuir com um mundo melhor para o seu loteamento;
  • Os moradores ao descartarem seus resíduos estarão contribuindo com famílias de CATADORES que sobrevivem dele (lixo é luxo + dignidade), projetos sociais BRASIL SEM FRESTAS (reutilização de caixas longa vida para vedar as frestas de casas), TAMPETS (castração de animais de rua), TAMPARICO (escoteiros), EU AJUDO NA LATA (lacres para confecção de cadeiras de rodas – UNIMED), DESVIO DE RESÍDUOS DE ATERROS SANITÁRIOS (evitando despesas públicas desnecessárias, reciclagem dos resíduos e diminuição da extração dos recursos naturais);
  • Selo Less Waste de Qualidade em Gestão dos Resíduos Sólidos;
  • Participação e possíveis recompensas junto ao APP Moeda Verde;
  • Certificação Loteamento Lixo Zero – Certificado pelo Instituto Lixo Zero Brasil.

SERVIÇOS ADICIONAIS LESS WASTE

A coleta dos resíduos dispostos na Central de Resíduos Menos Lixo, poderá ser realizada pela Less Waste e parceiros;
Está disponível os serviços do DestinAqui, sempre que haver descarte de resíduos volumosos: móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas, baterias, pneus, construção civil, etc.
 

Se você está disposto a viver e disponibilizar aos futuros moradores um ambiente sustentável e saudável, nos acione: Basta preencher o formulário abaixo, que faremos contato com você! 

Aba 1

Enviar para
Nome
E-mail
Telefone
Mensagem
Resolva :

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.