As 10 Cidades Mais Sustentáveis do Mundo

Sabes o que é uma cidade sustentável? Se não, não te preocupes que te vamos explicar. No entanto, antes de falarmos sobre como uma cidade se torna sustentável, vejamos o conceito de Sustentabilidade.

Embora tenha distintas definições, todas elas concordam que, a Sustentabilidade é a capacidade de perdurar de maneira relativamente contínua em vários domínios da vida. Ou seja é a relação saudável da civilização humana com o planeta terra em que o desenvolvimento não esgota os recursos para o futuro.

Como tem sido a tua relação com o nosso planeta?

Considera-se sustentável uma cidade que cumpre 7 requisitos básicos no seu funcionamento: segurança fiável, transporte público acessível, educação de qualidade, saúde pública eficaz, recolha de resíduos assídua e reciclagem, saneamento básico eficiente e energia limpa o quanto possível.

Ações que contribuem para o desenvolvimento social, económico e ambiental, perfeitamente alinhadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas.

Neste artigo vamos conhecer as 10 das cidades que cumprem os requisitos da sustentabilidade embora apresentemos apenas uma característica de cada cidade, na verdade a característica pela qual mais se destaca.

Segundo a Arcadis, uma prestadora de consultoria em design, engenharia e gestão pública, em consideração aos três pilares da sustentabilidade: pessoas (sociedade), planeta (ambiente) e lucro (economia). As 10 cidades mais sustentáveis do mundo são:

1 – Zurique (Suíça)

Rio Limmat - Zurique - Suíça
Rio Limmat – Zurique – Suíça – City photo created by valuavitaly – www.freepik.com

Se podermos utilizar uma cidade para exemplificar a reciclagem, Zurique é o nosso exemplo. A união entre conciência ambiental dos citadinos e a disposição de infraestruturas é tão forte que as pessoas tendem a produzir menos lixo para gastar menos dinheiro em sacos de lixo.

Há pontos de reciclagem espalhadas pela a cidade e a recolha ao domícilio cumpre um padrão criterioso. Os serviços são capazes de não fazer a recolha caso o descarte não seja bem feito.

2 – Singapura

Arquitectura urbana de Singapura
Arquitectura urbana de Singapura – Water photo created by mrsiraphol – www.freepik.com

Singapura pratica uma gestão da água impecável. Podemos dizer que aproveita todo o ciclo da água na terra, captando a água da chuva e tratando, dessalinando a água do mar de modo a utilizar no abastecimento de água potável. Previsões apontam a água como o próximo petróleo (oil) para Singapura.

3 – Estocolmo (Suécia)

Paisagem de Estocolmo - Suécia
Paisagem de Estocolmo – Suécia – Travel photo created by alexeyzhilkin – www.freepik.com

Esta cidade com mais de 880 mil habitantes distribuídos pelos 6.519 km² de extensão, investiu em planos de sustentabilidade que transformaram os rios que estavam poluídos em lugar adequado para pesca e implantaram lixeiras a vácuo que dispensam a recolha por caminhões. Além disso, estão focados em reduzir o uso de combustíveis fósseis nos próximos 37 anos.

 Através de parcerias com empresas de tecnologia da informação, reciclagem e eficiência energética, a prefeitura da capital sueca modificou o sistema de aquecimento da cidade, passando a utilizar energias renováveis, destacando-se a solar, responsável por 80% do aquecimento das empresas e residências.

4 – Viena (Áustria)

Paisagem do centro da cidade - Vienna - Áustria
Paisagem do centro da cidade – Vienna – Travel photo created by evening_tao – www.freepik.com

Segundo a  publicação inglesa de notícias e assuntos internacionais, The Economist, Viena foi considerada, em 2019, a cidade mundial com mais qualidade de vida.

Na questão do transporte público é referência, com ciclovias planejadas e autocarros elétricos, que dispensam a utilização qualquer combustível derivado do petróleo.

5 – Londres (Reino Unido)

Vista aérea da Tower Bridge - Londres - Reino Unido
Vista aérea da Tower Bridge – Londres – Water photo created by wirestock – www.freepik.com

O destaque para a sustentabilidade, está na capacidade de mobilidade pública, Londres tem uma das redes de metros mais movimentadas do mundo, e a sua rede produz parte da energia que consome a partir dos seus travões.

A cada travagem, a energia é recolhida, reciclada e devolvida para a rede de alimentação de eletricidade das estações de metro, consumindo desta forma energia limpa pelo menos 2 vezes por semana. Uma demonstração funcional de como transporte público de qualidade, pode beneficiar as cidades com menos poluição emitida.

De relevar que os famosos autocarros ingleses funcionam com baixa emissão de gases.

6 – Frankfurt (Alemanha)

Casas em Frankfurt vistas de cima - Alemanha
Casas em Frankfurt vistas de cima – Alemanha – Business photo created by wirestock – www.freepik.com

Considerada uma das mais verdes do mundo por diversos motivos, sendo um deles é o investimento em produção de energia renovável local. A cidade oferece boa qualidade de vida e muitos empregos para sua população e é comprometida em reduzir 10% das emissões de CO2 a cada 5 anos.

Para além de eficiência energética, o governo local investe muito na consciencilização da população para redução do consumo comercial e residencial. Por isso, em Frankfurt, desligar a luz é um hábito.

7 – Seúl (Corea)

Rio Han a congelar no inverno - Seúl - Corea
Rio Han a congelar no inverno – Seúl – Snow photo created by tawatchai07 – www.freepik.com

Em cinco anos, a cidade conseguiu dar vida a um rio que estava, morto, por de baixo de ruas e viadutos. Foram removidas toneladas de concreto e ferro, que foram totalmente reciclados. O rio renovado e limpo resgatou toda a vegetação do local e trouxe muito mais verde para a cidade.

Projetos dessa natureza são muito incentivados em Seul.

8 – Hamburgo (Alemanha)

Luzes noturnas - Hamburgo - Alemanha
Luzes noturnas – Hamburgo – Background photo created by valeria_aksakova – www.freepik.com

9 – Praga (República Checa)

Vista de u distrito residencial em Praga - República Checa
Vista de u distrito residencial em Praga – Winter photo created by bearfotos – www.freepik.com

10 – Munique (Alemanha)

Hora de Ponta em Munique – Alemanha – City photo created by wirestock – www.freepik.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *